EnglishPortuguês

O Som da Saudade - exposição patente no Museu do Fado

Arquivo - Maio 23, 2019
O Museu do Fado apresenta uma exposição dedicada à história da guitarra portuguesa, desde o século XVIII à atualidade, comissariada por Pedro Caldeira Cabral.

O som característico da cítara portuguesa foi descrito pela voz imortal de Sophia de Mello Breyner Andresen como sendo de oiro e sombra, ao mesmo tempo brilhante e melancólico, sempre interpelador de sentidos na sua multiplicidade expressiva, evocando o território mítico da Saudade portuguesa e tornado símbolo do nosso sentir colectivo, particularmente quando afastados do nosso país.

Instrumento de sonoridade particular e com recursos expressivos únicos que lhe permitem interpretar repertórios de áreas musicais tão distintas como o Fado, a Música Antiga, a World Music ou o Jazz, a guitarra portuguesa protagoniza esta exposição que reúne 50 instrumentos oriundos de colecções públicas e privadas, alguns expostos ao público pela primeira vez, incluindo exemplares do século XVIII e instrumentos raríssimos com programas decorativos muito sofisticados.



Destaque também para a obra que pela primeira vez apresenta a guitarra na pintura portuguesa: O Guitarrista, do pintor José António Benedito Soares da Gama de Faria e Barros, conhecido como Morgado de Setúbal (1752-1809), pertencente ao Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada.

A par da exposição, o Museu publica ainda um exaustivo inventário dos Violeiros Portugueses do século XV ao século XX, coligido por Pedro Caldeira Cabral, reunindo informação histórica sem precedentes.

Inauguração: 30 de maio, às 19h.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.