EnglishPortuguês

Cristina Branco - Alegria

Discos - Março 06, 2013
Universal Music / 2013
Cristina Branco rodeia-se de personagens femininas para relatar os dias sob a perspectiva de quem sofre os problemas na pele. Um disco misto de originais e interpretações com repertório a condizer e palavras ásperas.

O paradoxo na capa de «Alegria» deixa margem para interpretações mas depois de ouvido não há como enganar. É um disco agridoce de heroínas de bairro - todas as personagens são mulheres - em que a narrativa triste tem sempre um fundo de esperança. Mesmo quando há um final infeliz e desolado - uma metáfora dos dias conceptualmente bem imaginada por Cristina Branco.

«Alegria» é um disco em que o fado é mera etiquetagem de loja porque a procura por uma canção portuguesa que absorve referências e pratica é liberdade é cada vez mais uma realidade. O oposto de uma sociedade oprimida e triste que canta na Alice de Sérgio Godinho, na Aurora de Jorge Palma ou na Cherokee Louise de Joni Mitchell.

O argumento é impecável e a realização também é boa. «Alegria» tem fio condutor para ser filme, banda sonora capaz e urgência na mensagem. Sim, é um disco de hoje e pouco optimista mas as canções são também uma centelha de esperança e estas cumprem o papel sonhador da arte.

O novo disco da cantora, quase todo composto por originais (com excepção de três temas, de Sérgio Godinho, Chico Buarque e Joni Mitchell), tem pontos de contacto com os seus trabalhos anteriores: «Kronos», «Abril» e «Não há só tangos em Paris». É um disco seguro de prevalência da palavra com textos brilhantes, arranjos sóbrios e uma interpretação convicta. Nada a apontar, pois, a um documento carregado de razão.

A produção de "Alegria" é de Ricardo Dias, contando ainda com a participação de músicos que têm acompanhado Cristina Branco em dezenas de palcos espalhados pelos quatro cantos do mundo: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Carlos Manuel Proença (guitarra), para além do próprio Ricardo Dias (piano e acordeão) e os convidados Mário Delgado (guitarra elétrica) e João Moreira (trompete).
Davide Pinheiro


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.